Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

Saber viver na abundância e na penúria


"Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade." Fl. 4, 12
O apóstolo pela graça, Paulo, nos ensina uma lição muito importante. Não podemos parar a nossa vida por causa de uma situação adversa, porque de repente tudo mudou, perdemos o emprego, perdi no vestibular, alguém que amamos se foi... precisamos aprender a confiar na graça, precisamos saber em quem pusemos a nossa confiança, como o próprio Paulo também nos fala. É fácil? Não mesmo. Exige tempo, tempo diante do Senhor, tempo de escuta, tempo fixando os olhos no Crucificado. Diante da Sua santa Cruz, descobrimos muitas coisas, o sentido das nossas dores, que completam o sofrimento de Cristo, que a dor deve nos ensinar virtudes necessárias à santificação. Mas este mistério só pode ser contemplado por quem, em primeiro lugar, fez a experiência com o Amor do Pai, com o Amor de Jesus, que o fez abraçar a Cruz, nem jamais pensar em desistir dela.
Somente com essa consciência que Deus, em seu infinito amor pela humanidade, não poupou seu próprio Filho, mas o enviou a nós, semelhante em tudo, menos no pecado, para sofrer, padecer e morrer por nós diante dos senhores deste mundo. Mas, antes disso, durante cerca de três anos, Ele andou pelas comunidades, anunciou a Boa Nova, e Ele mesmo era e é a Boa Nova, comunicou o Amor do Pai para todos os que o escutaram e já doava da sua graça, de tudo o que já exalava a Sua presença para todos os que o seguiam. Não só milagres na forma de curas e libertações, mas também o amor gratuito aos estranhos, o acolhimento, a misericórdia que se derramava de suas mãos, o amor que já deixava tocar em suas mãos, em seus gestos, em seu olhar, como diante da personagem conhecida como “a pecadora”, que seria apedrejada, era o que a lei mandava. Mas, Jesus viera para levar a lei à perfeição, e não parece bom matar alguém, seja qual for o motivo. Então, Jesus intervém. Nada fala, pois sem nem seria possível naquele momento. Mas, naquele momento em que tudo faltava para aquela mulher, Jesus lhe oferece a única coisa necessária para sua vida, o Amor d’Ele. Ela continuou, após ter sido libertada daquele jugo da lei, continuou a ser excluída, era uma prostituta, que não voltou a pecar, foi a ordem que o Amor exigira, mas tudo ainda faltava. Saber viver com o essencial, é o que precisamos aprender. Com Jesus, conhecemos a Providência Divina, observem como crescem os lírios, os passarinhos... somente confiam na Providência, num mistério da criação. Ora, o Criador e suas criaturas tem algum tipo de comunicação nesse caso. O Pai do Céu, tudo providenciou para aqueles que criou, até mesmo a sua casa, Ele cede para que tecam seus ninhos.
Como os passarinhos, aprendamos em tudo confiar, porque tudo podemos n’Aquele que nos dá força.

Um comentário:

  1. Recomendo lermos a cada semana uma Carta Paulina. Elas nos intruem na vida cotidiana, e é Palavra inspirada. Toda a Palavra de Deus é viva e eficaz.

    ResponderExcluir